sábado, 18 de dezembro de 2010

Diretores do Sinpro-Rio se articulam e lançam blog em defesa da categoria.

primeira exibição pública do blog Articulando Educadores no Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro, filiado a CUT

Articular educadores, aglutiná-los em torno de uma reflexão sobre seu papel na sociedade e como se conduzir nas relações patronais e com suas representações. Essa é a proposta do blog Articulando Educadores (www.articulandoeducadores.blogspot.com).
 A ideia de juntar professores, através desse blog/manifesto, partiu de membros da atual Diretoria do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro-Rio), motivados pelo atual momento político da entidade, insatisfeitos com os rumos que o Sindicato vem trilhando, nos últimos 2 anos.
 Segundo o grupo (inicialmente de 11 companheiros), é a hora de aprofundar o debate sobre mais democracia e consolidação de direitos na base do(a)s professore(a)s das escolas particulares e esta dinâmica deve começar pela ação dentro da própria Diretoria.

 Professor Fábio Siqueira, presidente do Sinpro Campos, empenha o seu apoio ao Movimento

 O Sinpro-Rio enfrenta, atualmente, um momento de forte crise gerada referente à direção nada democrática da entidade, que pede uma reflexão e atenção profunda de toda a categoria. Esta crise deve ser enfrentada coletivamente por toda a classe, que deve ter a competência de apontar outros rumos para esta gestão, que tem se pautado pela exclusão, ao contrário do que vem anunciando em outdoors, pelo atual presidente, o professor Wanderley Quêdo, em construir coletivamente, de forma democrática, as políticas do Sindicato.
 Ainda de acordo com o grupo que assina o manifesto, algumas “práticas têm se revelado em grande medida antidemocráticas, centralizadoras, excludentes e antiéticas”, o que tem feito crescer as reclamações de docentes e diminuir o número de sindicalizações, afastando os associados da entidade.

 Professora Glorya Ramos, diretora executiva da CUT-Rio, discursa em prol dos Articuladores

Com o lançamento deste espaço democrático de discussões, os 11 professores que encabeçam este movimento pretendem chamar à causa mais companheiros para defenderem a oportunidade de voltar a discutir a pauta de reivindicações das diversas campanhas salariais, as estratégias de luta, a condução da administração das finanças da Casa, a política de demissões e de contratações, o dia a dia e as grandes causas do Sindicato, além de fortalecer a base da categoria que tem se apresentado um pouco desestimulada em participar da vida política e sindical.
 Leia o manifesto Manifesto às Professoras e Professores do Ensino Privado.


Lançamento do blog Articulando Educadores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário