Botões

quinta-feira, 5 de junho de 2014

MANIFESTO AOS PROFESSORES E PROFESSORAS DO SETOR PRIVADO

Em dezembro de 2010, nós do Articulando Educadores lançamos um manifesto aos professores e professoras do setor privado, criticando a atuação político-sindical da direção do Sinpro-Rio. Construímos um movimento de oposição com base em princípios que a nossa categoria se pautou ao longo dos últimos anos. São eles: Democracia, Transparência, Equidade, Ética e a Luta em defesa dos direitos da categoria.

No processo eleitoral de 2011, disputamos e perdemos as eleições, mas continuamos na luta e no debate dentro das escolas e das universidades, defendendo os nossos princípios e buscando ampliar o movimento em defesa do Sinpro-Rio e da retomada do nosso sindicato para a categoria.
Ao longo dos últimos 3 anos de gestão da atual direção do Sinpro-Rio aumentou a crise político-financeiro e o imobilismo do sindicato, levando o afastamento da categoria da nossa entidade, principalmente em decorrência das fracas campanhas salariais que só favoreceram, nos últimos 6 anos, o aumento dos lucros do patronato.

Neste processo de debate com a categoria nós, do Articulando Educadores, ampliamos o nosso movimento de oposição ao imobilismo da atual direção do Sinpro-Rio e construímos o movimento Vem Pra Luta, que reúne professoras e professores comprometidos com as lutas históricas da categoria e que desejam um Sindicado Forte, atuante e firme na luta contra os patrões na defesa dos nossos direitos.

Estamos no Sinpro-Rio porque sabemos do valor estratégico que tem a Educação na construção de um Brasil livre e soberano; porque entendemos que o sindicato é um espaço privilegiado de luta pela valorização da nossa profissão; porque construímos, ao longo dos últimos anos, junto com a categoria, um movimento Forte e de Luta em defesa dos nossos direitos. No sentido original do termo, somos - e queremos ser sempre - utópicos, por acreditarmos que o lugar da felicidade que brota da justiça ainda não existe, mas, com a nossa dedicação e perseverança, existirá! E cabe a nós construí-lo!

Quando lançamos ideias, temos a convicção de que elas podem - e devem - gerar movimento. E é exatamente isto o que buscamos. Queremos chegar a você, que continua acreditando na possibilidade de mudança e na conquista de novos caminhos.

Queremos articular educadoras e educadores, pessoas reais que anseiam por novos rumos na retomada, verdadeira e legítima, das tradições de luta sindical. Parafraseando Chico Buarque, “semeamos vento em nossa cidade, em nosso estado, em nosso país” e na Educação. E vamos para a luta, junto com você, professora e professor, beber a tempestade! VEM PRA LUTA!

Abraços e sempre na luta,

Oswaldo Teles
Coordenador do Articulando Educadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário