Segundo a Caixa Econômica Federal, cerca de 30 milhões de trabalhadores
irão sacar seu salto de FGTS nos próximos meses, injetando
aproximadamente 44 bilhões de reais na economia do país, sendo que R$ 13
a R$ 16 bi serão destinados ao consumo pelas famílias.
O Google
compartilhou uma pesquisa com seus parceiros locais, entre eles a Search
Optics, que aponta que 53% da população tem intenção de utilizar o
saldo assim que estiver disponível, além disso, 13% vai investir no
consumo de produtos e 10% farão investimentos em educação. Para o
presidente LATAM da Search Optics, Eduardo Cortez, o momento é favorável
para as empresas aproveitarem a intenção de consumo que os próximos
meses trarão.
“A estimativa de março foi que cerca de R$ 1,2 bi
de investimentos adicionais de consumo foram inseridos ao mercado
brasileiro. Para os próximos meses, a previsão é ainda mais positiva e
pode chegar a R$ 2,1 bi em abril e R$ 2,4 bi em maio. É uma boa
oportunidade para as empresas direcionarem ou redirecionarem seus
investimentos pensando no comportamento do consumidor, que pode mudar
durante todo o ano”, acredita Cortez.
Em destaque, o segmento de
educação se apresenta como opção de investimento de muitos brasileiros.
Segundo a pesquisa, 3 milhões de brasileiros estarão favoráveis a
destinar o saldo do FGTS à educação, o que pode representar boas
oportunidades para as empresas do setor fazerem ativação de marketing
neste momento.
Outro dado que a pesquisa traz é que 22% da
população também pretende utilizar seu saldo para compra de celulares, o
que pode ampliar o acesso mobile a internet ou ainda melhorar a
navegabilidade dos usuários. “Para o setor de educação esse cenário é
promissor, uma vez que o público-alvo das instituições é, em sua grande
maioria, jovens que utilizam a internet como meio principal de
informação. O mercado mobile – aquele voltado para ações de marketing
digital para dispositivos móveis – torna-se vantajoso”, explica Cortez.
Para
o especialista, este é momento de aproveitar a entrada de novos
recursos na economia e direcionar parte dos esforços de marketing para o
público que deseja investir o valor do FGTS em estudos. “Através de
ações bem estruturadas de marketing digital para o segmento de educação,
é possível atrair mais leads qualificados, uma vez que as estratégias
podem ser segmentadas e direcionadas para públicos específicos”, conclui
Cortez.
Fonte: Eduardo Cortez, presidente da Search Optics para a América Latina, em 18/04/2017.
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